top of page
Pousada Quatro Estações Paraty -Eixo Norte

CORREDOR TURÍSTICO NORTE DE PARATY

O Corredor Turístico Norte localizado em Paraty, consiste em um roteiro imenso que abraça toda a exuberância natural que o litoral sul fluminense (Costa Verde) pode lhe proporcionar como praias, cachoeiras e ilhas paradisíacas. Cada um lhe proporcionando uma visão diferente de acordo com suas trilhas e rumos.

Muitos desses lugares inclusive são conhecidos por serem locações de produções famosas como a novela ‘’Mulheres de Areia’’ pela Rede Globo na praia de Tarituba, com um centrinho comercial assim como barracas onde você poderá desfrutar de toda a culinária nativa e local e um píer em que saem diversos barcos em direção a outras ilhas. Temos também a praia de Mambucaba que forma a divisa com Angra com uma bela vila histórica, onde você poderá desfrutar não só da natureza mas como a sua própria história e arquitetura. Por esse mesmo trajeto, percorrido pela rodovia Rio-Santos temos a Praia do Engenho Velho, Barra Grande do Corumbê, Praia do Corumbê, Praia do Rosa, Praia Grande, Prainha, outro pedacinho do paraíso, Praia da Graúna, Praia da Barra Grande, Praia de São Roque, Praia do Taquari, Praia do Humaitá, Praia do Iriri, Praia do Cão Morto e Praia do Coqueiro. Podemos colocar a cereja no bolo aqui, com a beleza da praia de São Gonçalo e São Gonçalinho, um dos pontos mais procurados pelos turistas, sendo necessário atravessar um pequeno braço de rio para acessá-la, dependendo da maré, pode ser percorrido a pé ou a canoa. A praia também pode fornecer acesso por meio de barquinhos à Ilha dos Pelados, Peladinho, Ilha do Cedro sendo essas umas das ilhas mais paradisíacas de Paraty.

Dentre as ilhas também temos as Ilhas do Caroço, Laginha e a Ilha do Araújo que inclusive é muito famosa pelo Festival do Camarão, sendo um evento com o fim de angariar fundos para festa de São Pedro, e São Paulo também comemora o fim de período do defeso do camar, a ilha também possui lindas praias e a famosa fazenda de algas marinhas. Uma ótima oportunidade também para entrar em contato com a cultura nativa, com diversos artesanatos produzidos por locais, lhe trazendo uma bela imersão cultural pela gastronomia e pela arte.

As cachoeiras também não podem ficar de fora, inclusive da lista de locação de grandes produções famosas devido a sua beleza. A Cachoeira da Usina sendo uma delas, popularmente conhecida como Cachoeira do Crepúsculo serviu como locação para uma das cenas filmadas na Saga Crepúsculo e logo após temos ainda Cachoeira da Graúna, Iriri e uma aldeia de índios Pataxós onde você poderá ter acesso à cultura indígena e toda a sua cultura e sua arte, incluindo a oportunidade de comprar seus artesanatos. Também temos a Cachoeira da Melancia com uma trilha que passa pela mata protegida, flora e fauna exuberantes, temos a maior queda d’água de Paraty, equilibrando uma beleza exuberante com a imponência de sua grandeza.

Aqui, temos algumas preciosas dicas de roteiro para sua viagem que envolvem desde uma aventura nas trilhas que levam às cachoeiras, a uma tranquila e maravilhosa tarde apreciando toda a beleza paradisíaca das praias do Eixo Norte, assim como a oportunidade de experimentar um pouco mais da culinária e da cultura local dos povos que vivem nas ilhas, assim como toda a região. Finalizamos esse pequeno guia com uma citação especial ao templo Hare Krishna – Goura Vrindávana, localizado na Graúna Km 562, trata-se além de um santuário espiritual também de uma ecovila e você também pode degustar da autêntica cachaça artesanal de Paraty na Cachaçaria Maria Izabel, localizada no Sítio Santo Antônio à beira da baía de Paraty.

Pousada Quatro Estações Paraty.jpg
bottom of page